notaR notas em linguagem R

Entrar

107.01 Altura na Infância e Na Vida Adulta

Há uma crença do senso-comum de que basta duplicar a altura aos dois anos de idade para descobrir a altura que uma criança terá quando se tornar adulta. Imagine uma amostra de oito pessoas adultas, tomada ao acaso de uma população, para as quais temos as alturas atuais e as de quando tinham dois anos:

Altura aos dois anos (in)393032 34 35363630
Altura adulto (in) 71 63 63 67 68 68 70 64

Modelo Linear



  1. Guarde esses dados em um data.frame chamado alturas.

  2. Faça um modelo linear da altura na idade adulta em função da altura na idade de dois anos e armazene no objeto lmAlt
  3. .
  4. Qual é a probabilidade de incorrer em erro ao afirmar que existe relação entre a altura na idade adulta em relação à altura com dois anos? Guarde esse valor no objeto chamado probAlt.

  5. Qual é o intervalo de confiança de 99% para os coeficientes que definem o modelo? Guarde esses intervalos no objeto confAlt onde as linhas representam os coeficientes e as colunas o intervalo inferior e superior, nessa ordem.

  6. Calcule a variação total dos dados na escala de desvios quadráticos. Faça o mesmo para a variabilidade não explicada pelo modelo e para a variabilidade explicada. Guarde esses valores nos objetos: varTotal, varNExp, varExp respectivamente.

  7. Calcule a proporção de variação explicada pelo modelo (coeficiente de determinação) e guarde no objeto r2.

  8. Os resultados corroboram a hipótese do senso comum? Indique a resposta com TRUE (sim) ou FALSE (não) no objeto corrobora. No objeto evidencia coloque o número do tópico acima, como variável numérica, que contém a melhor evidência para basear sua resposta.

Resposta

ATENÇÃO: você não está logado. Sua nota não será gravada.