notaR notas em linguagem R

Entrar

204.1 Ajuste de Poisson e binomial negativa


    O arquivo euterpe-regen.csv traz dados de regeneração natural do palmiteiro-juçara (Euterpe edulis) em 20 parcelas locadas aleatoriamente num trecho de Mata Atlântica. As colunas são a identidade da parcela e o número de indivíduos de quatro estádios de regeneração: plântula, muda, vara e arboreta (é necessário usar "skip=3" para ler o arquivo no R usando a função read.csv).


  1. Guarde os dados desse arquivo no objeto chamado euterpe.



  2. Vamos ajustar um modelo poisson para o número de plântulas por parcela. Crie uma função chamada plantula.poisson que aceita um parâmetro chamado lambda e retorna a log-verossimilhança negativa desse valor, dada a contagem de plântulas do arquivo.



  3. Use a função mle2 para minimizar a função plantula.poisson. Use um valor razoável como "start" (qual é o melhor chute para a distribuição poisson?). Guarde o resultado dessa otimização no objeto mle.plantula.p. Importante: não use a função library no script entregue.



  4. Repita o procedimento ajustando uma distribuição binomial negativa ao número de plântulas por parcela.



  5. Por fim, compare os valores de log-verossimilhança dos dois ajustes. Crie um objeto chamado melhor indicando qual foi o
    ajuste mais plausível, considerando o valor de verossimilhança ("p" para Poisson ou "nb" para binomial negativa).

Resposta

ATENÇÃO: você não está logado. Sua nota não será gravada.