notaR notas em linguagem R

Entrar

103.9 Lembrando matrizes e listas


  1. Usando a função rnorm, simule um vetor de comprimentos de folhas que contenha 10000 valores, tenha média de 9.5 e desvio de 2.2. Armazene o resultado num objeto obj1.folhas

  2. Usando obj1.folhas, faça uma amostragem aleatória de 1000 valores com repetição e guarde em obj1.valores.

  3. Crie uma matriz com 10 colunas obj2.matriz contendo os valores em obj1.valores. O nomes das colunas deve ser "folha1", "folha2" até "folha10"; e nome das linhas "individuo1", "individuo2" ....até o número de linhas necessário. A matriz e os nomes de linhas e colunas devem ser adicionados juntos usando a função matrix. Não pode usar colnames() e rownames().


  4. Crie um objeto chamado especies contendo as palavras "especie1""especie2","especie3" ... até "especie5". Use a função sample para que este vetor tenha o mesmo comprimento que o número de linhas da matrix obj2.matriz e os nomes das espécies fiquem embaralhados. Não usar a função rep. Converta o vetor especies num fator. DICA: atenção ao argumento "replace"!


  5. Calcule a média do comprimento de folhas por indivíduo e salve em media.individuo; e a média por especie em media.especie. Junte os dois vetores num objeto chamado medias e de classe list. Os nomes dos dois objetos nessa lista devem ser "porIndividuo" e "porEspecie", exatamente como escrito!


  6. Crie um objeto chamado obj3.dataframe de classe data.frame, juntando a matriz obj2.matriz e o vetor especies. Certifique-se que os valores de comprimento de folhas sejam numéricos e que a coluna especies seja um fator e seja a última coluna do data.frame.


  7. Por último, crie um objeto chamado objultimo também de classe list contendo os objetos obj1.valores, obj2.matriz, obj3.dataframe e medias, nessa ordem. Certifique-se que os nomes dos itens da lista correspondem aos nomes desses objetos.

Resposta

ATENÇÃO: você não está logado. Sua nota não será gravada.