notaR notas em linguagem R

Entrar

105.06 Gráfico Eucaliptus grandis

O esboço abaixo serviu de ponto de partida para elaborar o gráfico que segue junto a ele.








Siga as instruções para chegar ao gráfico como na figura acima.


Importante! Seu código não deve conter nenhuma função de abertura ou fechamento de dispositivos gráficos, como x11(), png() , etc.


  • Leia o arquivo egrandis.csv a partir do seu diretório de trabalho em uma sessão do R, nomeie o objeto como egrandis.
  • Garanta que as variáveis foram lidas corretamente e crie o objeto tabReg com a contagem de quantas observações (arvore) tem em cada uma das regiao.
  • Crie um objeto chamado cores com as quatro cores (vermelho, azul, verde e amarelo) que representarão as localidades. Essas cores devem ser criadas com a função rgb sem transparência e com valores máximos das cores.
  • Abra um dispositivo de janela com largura de 10 e altura de 8 polegadas. **Essa linha de comando precisa ficar comentada antes de submeter ao notaR, ele não aceita abertura de dispositivos de tela. Mas, é importante manter o tamanho para comparar com a figura enquanto produz o gráfico**. Não modifique o tamanho da janela ao longo do processo, assim as proporções não se alteram.
  • Mude os parâmetros globais do dispositivo gráfico para ter: aumento de 20% nos símbolos desenhados no gráfico e sem a borda que define a área gráfica.
  • Crie uma estrutura de layout que tenha 4 painéis da seguinte forma: matrix(c(1, 2, 3, 1, 4, 4) como no esboço da figura.
    • proporções de altura c(0.13, 0.20,0.67)
    • proporções de largura c(0.60, 0.40)

  • Comece colocando a legenda de localidades no painel superior que tem 13% de altura e toda a largura da figura. Modifique o parâmetro global do painel para que fique sem margens mar = c(0, 0, 0, 0) e, desta forma, usar toda a área de plotagem.
  • Nessa primeiro painel inicie o gráfico com a função plot sem nenhum elemento e com as coordenadas cartesianas definidas com o eixo x e o eixo y indo de 0 até 1.
  • Coloque os nomes das localidades em ordem alfabética nas posições em x c(0.20, 0.40, 0.60, 0.80) e bem no meio da altura (y = 0.5), garanta que a posição do texto em relação às coordenadas é ajustado à esquerda e no meio da altura (adj = c(0, 0.5)).
  • Coloque os símbolos de círculo, preenchido pela cor correspondente de cada localidade, usando a função points e o símbolo pch = 21. Utilize as posições c(0.19, 0.39, 0.59, 0.79) centralizado na altura e sempre com as localidades em ordem alfabética.

  • Crie o objeto densDap com a densidade probabilística da variável dap usando a função density.
  • Ajuste as margens do segundo painel para mar = c(1, 8, 1, 1).
  • Inicie a área gráfica com a função plot sem nenhum elemento, sendo os limites do x e do y igual aos limites das variáveis x e y do objeto densDap.
  • Utilize as variáveis x e y do objeto densDap para fazer o gráfico do painel intermediário utilizando a função polygon com a cor cinza claro a mesma proporção de vermelho, verde e azul de 0.83.

  • Ajuste as margens do painel da figura principal para mar = c(5, 8, 1, 1).
  • Inicie a área gráfica com a função plot sem nenhum elemento, sendo os limites de máximo e mínimo do eixo x e do y iguais aos limites das variáveis dap e vol do objeto egrandis, respectivamente.
  • Insira os eixos com as respectivas escalas nos eixos x e y, com a função axis com os parâmetros base, apenas aumentando em 100% o tamanho dos dígitos das escalas.
  • Coloque a legenda do eixo x e y como aparece na figura, com a distância da legenda para o eixo de 3 e 5.5 linhas respectivamente, com os caracteres aumentados em 50% (a função expression pode ajudar com a junção de caracteres e fórmulas matemáticas para textos de legendas em gráficos).
  • Insira os pontos referentes ao gráfico com as cores respectivas para cada região, use pch=19.

  • Ajuste as margens do painel final contendo o gráfico de caixas para mar = c(15, 4, 10, 1).
  • Faça o boxplot sem os eixos com as respectivas caixas com as cores das localidades, lembra-se que colocar o argumento outline= FALSE para excluir os outliers.
  • Insira o eixo y utilizando a função axis com os parâmetros base, apenas aumentando em 100% o tamanho dos dígitos das escalas.
  • Insira a legenda do eixo y com um aumento de 50% no tamanho dos caracteres e a 3.5 linhas de distância do eixo.

Quando chegar a uma imagem similar ao gráfico acima, submeta o código ao notaR.

Resposta

ATENÇÃO: você não está logado. Sua nota não será gravada.